1 - PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE À SITUAÇÃO E AS NECESSIDADES DA EMPRESA PERANTE O ATUAL CENÁRIO
Para quem tem uma ou mais empresas com ou sem quadro de pessoal, respeitando naturalmente as especificidades da gestão de cada uma, do setor ao qual pertençam, mas acima de tudo face ao contexto atual de COVID-19, deverão perceber e avaliar as seguintes dinâmicas:
1º - Perceber que esta realidade (COVID-19) não vai durar para sempre.
2º - Perceber que a maioria das medidas não estão a dar nada a ninguém, mas apenas a adiar as responsabilidades dos pagamentos (desde os diferimentos dos pagamentos (AT e Segurança Social) e medidas de financiamento), e que as restantes medidas implicam a manutenção dos postos de trabalho.
3º - Dinâmica do mercado (circuito económico) ao qual pertençam, para perceberem se lhes é permitido continuar a laborar, bem como aos restantes elementos do circuito ao qual pertençam, ou seja, se existe permissão para continuar a laborar e se toda a para a cadeia na qual se insere também (fornecedores e clientes).
4º - Dinâmica da procura e oferta, se ela justifica o funcionamento da empresa.
e) Dinâmica da tesouraria, ou seja, se possui almofada financeira suficiente para gerir as responsabilidades e exigências do momento e dos próximos 2 a 4 meses.
5º - Se não existir capacidade de tesouraria então devem avaliar a medida ou medidas de apoio que julguem necessárias ou a possibilidade de suspensão ou encerramento da empresa.
6º Que fazer?
a) Se pretenderem suspender ou encerrar a empresa deverão contactar a Alfisconta para verificar da sua viabilidade e agendar todo o processo.
b) Se acredita da viabilidade da v/ empresa devem abordar com atenção cada uma das seguintes áreas:
E de repente, um vírus que se julgava longe alterou toda a nossa existência. Precisamos de acreditar que depois disto tudo, tudo será diferente para melhor, pelo menos deveria.
Desejamos em primeiro lugar, que se encontrem todos bem, com saúde, longe deste terrível vírus e formem este exército que somos todos nós na luta pela contenção e extinção do COVID-19, e que depois tentem manter a serenidade possível para mitigar os efeitos desta pandemia.
A Alfisconta encontra-se em contexto de teletrabalho, tentando manter toda a normalidade nas suas rotinas para o cumprimento de todas as obrigações.
Estamos em contato permanente com a OCC, acompanhando todas as reuniões e desenvolvimentos relativos ao tema "COVID-19" e em especial ao andamento da implementação de todas as medidas aprovadas e a aprovar de apoio às empresas e trabalhadores. Por todas as razões, mas em especial pela ausência de experiencia em gerir algo desta magnitude e ainda por tudo o que não se sabe, este é, e continuará ser um momento cuja avaliação deverá ser realizada dia a dia, de emissão de novas normas, sempre com muita incerteza na aplicação das mesmas, mas com uma grande vontade de ajudar e fazer o que devemos fazer. Lutar e vencer este maldito vírus, e tentar manter a maior normalidade possível, pois isto há-de passar, e "tudo vai ficar bem".
Área temática COVID-19
O que devemos fazer primeiro?
Direitos 2016-2025 alfisconta. Todos os direitos reservados.
SERVIÇOS DE CONTABILIDADE E FISCALIDADE